top of page

                                                                      Anísio Reitor                                                                     

O professor Anísio Brasileiro nasceu na cidade de Garanhuns/PE, onde passou toda a sua infância, iniciando os seus primeiros estudos no Ginásio Dyocesano, notável estabelecimento escolar dessa cidade que em outubro deste ano completa cem anos. Transferindo-se para o Recife vem estudar na UFPE, a partir de 1973, quando inicia a sua graduação em Engenharia Civil. Concluiu este Curso (1977) e estreita ainda mais a sua relação com a Universidade quando, aprovado em Concurso, passando a atuar como professor e pesquisador em sua área. Pouco tempo depois, diante da carreira do magistério, inicia o Mestrado em Engenharia Industrial na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, finalizando-o em 1981. Em seguida, realiza uma Especialização (1987) e aprofunda ainda mais os seus estudos quando abraça um longo Doutorado em Transportes pela École Nationale des Ponts et Chaussées, em 1991. Inquieto e compromissado com a sua carreira, ainda realiza um Pós-Doutorado no Laboratoire Techniques, Territoires et Société (LATTS), associado à École Nationale des Ponts et Chaussées, Université Marne La Valée et Université Paris XI, em 2000.

Através da Universidade Federal de Pernambuco, exerceu as funções de Diretor Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), entre 2003/06, tendo sido Presidente da Associação no biênio 1998/99. Em seguida, participou dos Comitês de Assessoramento do CNPQ e da CAPES na Área de Engenharia de transportes, entre 2004-06 e do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Transportes, representando a comunidade acadêmica entre 2003/07. Expandindo ainda mais os seus conhecimentos, foi representante do Brasil no Comitê Técnico Internacional do Congresso Latinoamericano de transporte público y trânsito (CLATPU, 2002-09).

Como professor na UFPE tem uma larga experiência na área de Engenharia de Transportes e Economia dos Transportes, que encerra os segmentos: economia, financiamento, história dos transportes, organização institucional, desenvolvimento urbano e direito em transportes. Entre os anos de 2003-06, exerceu as funções de Pró-Reitor de Extensão e, de 2007/11, atuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Ainda, em 2009 assumiu a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades Brasileiras (FROPOP) e, em 2010, participou do Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES. Em outubro de 2011, é eleito para assumir a função de Reitor da UFPE.

Nesses quatro anos de reitorado a Universidade cresceu, valorizou-se e ampliou consideravelmente o número de Cursos passando de 62 (tendo como referência o ano de 2005/15) para 107; alunos na graduação de 24.111 para 31.365; alunos no mestrado de 2.528 para 4.908; alunos no doutorado de 1.282 para 3.658; docentes de 1.906 para 2.775; e técnicos/adm de 3.410 para 4.331. Inúmeros foram os investimentos e benefícios obtidos na graduação, na pós-graduação, na extensão e em relação aos técnicos administrativos, além da implantação de diversos convênios e missões internacionais para a UFPE, ampliação do número de bolsas escolares, a criação do Núcleo de Atenção a Saúde do Estudante, melhores serviços de infraestrutura nos Campus (Recife, Caruaru e Vitória), novos laboratórios, um imenso, largo e raro trabalho desenvolvido com a devida experiência que precisa ser continuado. Na verdade, nós somos o resultado das nossas ações.

Edit by CarlosDantas

  • Twitter Classic
  • Facebook Classic
bottom of page