Eduardo: trabalho , eleições e PSB
Da profícua gestão do governador Eduardo Campos, Pernambuco herdou um lugar de destaque no cenário nacional. Algumas áreas como a Educação, por exemplo, sempre um desafio para qualquer governo, registrou um considerável avanço com a construção das Escolas Técnicas, assegurando ou beneficiando a educação profissional a mais de 13.000 jovens em suas respectivas regiões, assim como com as Escolas Federais, através do Programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação, com uma perspectiva adiante de ofertar mais de 20 mil vagas em cursos profissionalizantes. Além destas, foram reformadas com ampliação inúmeras escolas de ensino médio em todo o Estado, aumentando, consequentemente, a rede estadual de ensino entre Docentes e Discentes.
Na área da saúde, outro destaque da gestão, a construção de três hospitais de referência – dois dos quais já concluídos, o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e o Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo – e o Hospital Metropolitano Pelópidas Silveira, a ser concluído agora no segundo mandato, além das numerosas UPAS espalhadas por quase todo o Estado, são obras que há muito tempo Pernambuco precisava. Relacionamos também, os Terminais Integrados de Passageiros, o Programa Pacto pela Vida, que vem conseguindo reduzir os índices de homicídios em meio à sociedade, em uma situação difissílima de segurança pública no país, o Sistema Pirapama, cujas obras da primeira etapa já foram concluídas, que se constitui como um gigantesco projeto desenvolvido pela Compesa que deverá – ao ser finalizado plenamente – equacionar o racionamento dágua na Região Metropolitana. Em seguida virá a adutora do Agreste, um empreendimento de mais de 1 bilhão de reais. As pontes, os viadutos, as estradas de acessos, a imensidão do Porto de Suape desbravando o litoral sul do Estado com novas indústrias, um trabalho incansável e de extrema eficiência do Secretário Fernando Bezerra Coelho, o Porto do Recife, tão depredado ao longo desses anos, agora sob a administração do competente Sileno Guedes, com um excelente projeto de requalificação de toda a sua área, que deverá oferecer aos turistas que ali aportam uma recepção digna e de qualidade, e diversas outras obras estruturadoras que alavancam, incontestavelmente, o desenvolvimento do Estado.
Não bastasse esse imenso canteiro de obras que nos apraza, o Governador conseguiu duas expressivas vitórias nessas últimas eleições: a primeira, claro, a sua reeleição com mais de 82% de votos no Estado, a mais contudente votação nacional, certamente uma resposta de gratidão do povo desta terra ao seu trabalho, e a segunda com o PSB, que saiu vitorioso das eleições com uma expressiva representatividade nacional, provocando, com esse resultado, algumas interpretações e traduções políticas positivas.
Na verdade, Eduardo faz um governo solidário, transparente e desprovido de celeumas , e tem por hábito cumprimentar e receber a todos sem discriminações, haja vista as inúmeras representações que chegam à porta do Palácio. Certamente que, em decorrência do fluxo e/ou da demanda da gestão, algumas correções e adequações serão necessárias, mas , indubitavelmente, realiza, como o seu próprio tempo, um governo ousado e ulterior, que engrandece Pernambuco.